quarta-feira, 18 de julho de 2007

Fundamentos do Basquete

Quais os principais fundamentos do basquete?
Os principais são: passe, drible, arremesso, lance-livre e rebote.



PASSE
•Passe de peito - Trazendo já bola junto ao peito, com o peso do corpo na perna coordenando movimento dos braços com os pulso, a bola à frente do corpo, lançá-la com as mãos na direção do movimento.



•Passe picado - É idêntico ao passe de peito, com a diferença de que a bola toque no chão antes de chegar às mãos do jogador que vai recebê-la. v Passe por cima da cabeça - Elevando a bola acima da cabeça com ambos os braços, lançá-la com um forte movimento dos pulsos, sem baixar os braços.



•Passe de gancho - A bola é segura pela mão que vai lançá-la bem junto ao punho, dedos espalhados na bola. Com um passo atrás ou para o lado, dar um solto com um giro no ar simultâneo ao lançamento da bola através de um movimento circundante do braço.



•Passe de ombro - A bola é segura com ambas as mãos, com os dedos apontados para cima. Os cotovelos devem ser flexionados, a bola se manterá junto ao corpo com o ombro alto e a execução do passe deverá ser feita pela extensão do braço, cotovelo e punho.



DRIBLE
•Corpo abaixado, cabeça elevada, joelhos flexionadas, impulsionar a bola com a flexão do pulso.



ARREMESSO
•Bandeja - É um arremesso em movimento que pode ser feito com passe ou driblando. Em ambos, o jogador tem direito a dois tempos rítmicos, ou seja, ao receber a bola ou interromper o drible o jogador define o pé de apoio (1º tempo rítmico), tendo direito ao segundo tempo rítmico com mais um passo. No entanto, a bola deverá ser lançada à cesta antes que o jogador toque o solo.



•Com uma das mãos - Partindo da posição fundamental, com o peso do corpo na perna da frente, bola na altura do peito, o jogador flexionará as pernas simultaneamente à elevação da bola acima da cabeça. O arremesso termina com a extensão completa do braço, pulso flexionado e com o último contato da bola através das pontas dos três dedos médios da mão.



•Jump, com drible e parada - Driblando em direção à cesta, parando numa posição de equilíbrio, flexionara as pernas, saltar elevando a bola acima e à frente da cabeça com ambas as mãos, executar o arremesso apenas com uma das mãos.



•Gancho - O jogador de posse da bola, dribla em direção à cesta mantendo seu corpo entre a bola e o adversário. Para, olha para a cesta, salta girando o corpo no ar com o lançamento da bola em movimento circundante do braço, caindo de frente para a cesta.


LANCE-LIVRE
•É igual ao arremesso com uma das mãos, efetuado da linha do lance-livre, sem marcação e tendo cinco segundos para a execução. É importante que o jogador mantenha o peso do corpo na perna da frente, concentre-se e bloqueie a respiração antes do arremesso.


REBOTE
•Partindo da posição de guarda, o jogador da defesa procura através de um trabalho de pernas evitar que o adversário tome a sua frente para o rebote. É importante, durante o lançamento da bola, que o defensor não olhe para a trajetória da bola, e sim o jogador que esteja marcando. 1º caso: Quando o adversário correr para o rebote pelo lado da perna de trás do defensor, basta a este fazer o giro na perna de trás. 2º caso: Quando o movimento para a cesta for feito pelo lado da perna da frente, o defensor efetuará dois movimentos de giro. O primeiro pela perna da frente e o segundo igual ao 1º caso.

140 comentários:

Anônimo disse...

Ola tudo bem me chamo bruno.E muito legal seu blog sobre os esportes.
bom quero que seja meu professor virtual. gosto muito de educação fisica e posso precisar de ajudas suas.
vou mandar meu msn pra conato.
bruninho_in_bahia@hotmail.com
abraços.

Anônimo disse...

Mto legal teu blog, me ajudou com meus trabalhos escolares, obrigada.

Amanda

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

oi tio paulo gostei muito do seu blog esta de parabens

Anônimo disse...

ai carinha valeu por fazer esse blog ta me ajudando bastante com trabalhos de escola..

Unknown disse...

vc fez um exelente trabalho parabens mi ajudou muito no trabalho brigada

Anônimo disse...

Oie Paulo seu blog ta me ajudando muiito no meu trabalho de escola...
beijos

Anônimo disse...

me ajudou muito cara uma otima ideia valeu!!!

Anônimo disse...

me ajudou muito cara uma otima ideia valeu!!!

Anônimo disse...

NAO GOSTEI DESSA DESGRASSA DE BLOG, ESSA PORRA DO DIABO BUCETUTO

Unknown disse...

OBRIGADÃO TIO VLW VLW VLW AGORA VC ME AJUDOU MESMO VLW BRIGADÃO VLW SEMPRE QUANDO EU TIVER TRABALHO DE FISICA VO VE AQUI!!! VLW!!!!BRIGADÃO!!!!

Anônimo disse...

Obrigado cara valeu mesmo tipo eu nunca consiguia acha mais vlwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww!

Unknown disse...

Nossa os textos são grandes mais ajudou muiito em meu trabalho ! parabéns !

Deus abençoe! Obriigado !

lucas disse...

boa noite tio paulo!

primeiramente venho por meio deste parabenizálo pelo blog....

gostaria de saber qual seria o tempo de treinamento mínimo para se conseguir efetuar o passe de peito e arremesso com uma mão só, em uma classe de 40 alunos, para ser efetuado com uma eficiencia mínima.

desde já agradeço

meu email: lucas_wow169@hotmail.com

Anônimo disse...

ESSE SEU BLOG É MUITO BOM MAS SUAS RESPOSTAS SÃO IMENSSAS MESMO ASSIM OBG!

Andreia disse...

Vlw ai Titio,Agora Terminei meu Trabalho de recuperaçao sobre Basquete hehe =D Fika na paiz!!!

Anônimo disse...

o site é mto bom, obg , me ajudou muiito no trabalho da escola , pena que é mto grande mais mesmo assim mto obg!
beijoos, que Deus te abençõe sempre.
by : :)

blog do jhow disse...

ai vlw to fazendo trabalho aqui em casa, precisava acha isso por causa dessa gripe voltams para casa e agora mandam tarefas pelo site e eu precisava disso
vlw!!

Anônimo disse...

Muito bom o material!
Valeu!

Anônimo disse...

adorei o blg ele foi ótimo para o meu trabalho!!

beijim

hanelize disse...

adorei o blog
ele me ajuda muito nos meus trabalhos de educaçao fisica

Anônimo disse...

Mto obrigada...esse texto me ajudou mto com um trabalho...e vai me ajudar com a prova...
vlw

Anônimo disse...

oi,tio paulo primeiramente gostamos muitoo,mas nao e passe PICADO e passe quicado.
Valeu mesmo assim!

Fernanda disse...

oi tio Paulo, gostei muito do seu blog vai me ajudar no trabalho de ed. física,vlwwwww.
bjos Fernanda!

Anônimo disse...

olá tudo bem muito massa seu blog!!!! me ajudou muito nos trabalhos escolares.

muitooooooooo obrigada!!!!

Anônimo disse...

Oiie Paulo
Gostei muito desse blog sobre o basquetebol,pois tenho uma pesquisa do colégio pra fazer
e achei tudo aqui nesse seu blog
hehe

Brigadaa Abraço Gih'

Anônimo disse...

Valeeu Tiiu ^^

SDPM disse...

vlw's tio paulo me ajudoo pakas seu blog ""!!

Anônimo disse...

Blog MARA! Me ajudou muito com meus trabalhos escolares, muito OBRIGADO tio Paulo!
Bjs Paula ;*

Unknown disse...

olha muito legal sua explicacao dos fundamentos sou academica de educaçao fisica e tenho prova sobre os fundamentos do basquete

Anônimo disse...

olá meu nome eh gustavo estou na 6ª série,e esse seu blog está me ajudando muito por favor eu estou precisando de nota em educção fisica então se vc tiver tempo me da um toque meu msn eh:gh_guterres@hotmail.com vlw

Anônimo disse...

Muito bom esse texto tio paulo vc esta de parabens

Anônimo disse...

gostei muito de seu comentario sobre os funtamentos tchauuu""!!!!!!!!!!!!!

Leandro Meirelles disse...

Olá, se for possível gostaria que você enfatizasse a importância dos fundamentos do basquetebol, pois necessito para conclusão da minha tese de TCC. Obrigado

Anônimo disse...

olá.....vc me ajudou bastante...tirei a nota maxima no trabalho...vc esta de parabens...muito legal esse blog

Anônimo disse...

1)educacaofisicatiopaulo.blogspot.com/2007/07/fundamentos-do-basquete.html
a)descreva os principais fundamentos do basquete.

Anônimo disse...

legal seu blog mas vou daruma critica. Voce precisa melhorar algumas coisas

Anônimo disse...

legal seu blog mas vou daruma critica. Voce precisa melhorar algumas coisas...

Anônimo disse...

adorei!!!!!! o blog eu tenho q fazer um trabalho de educação física sobre o basqute vai me ajudar bastante HIPER interessante

Anônimo disse...

WWW.SOLBRILHANDO.COM.BR. LÁ VOCE ENONTRA A MESMA POSTAGEM E FOI BEM ANTES. nADA SE CRIA TUDO SE COPIA

Anônimo disse...

Oi, seu blog é muito legal.
Parabéns me ajuda muito nos trabalhOS de E. Física.
ABRAÇO

Anônimo disse...

oi tio paulo mto legalmoteu blog me ajudou nos meus trabalhos valeu!!!

Anônimo disse...

valeuuuu

Anônimo disse...

cu fdp seu blog de bosta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

vlwwwwwwwwwwwwwwwwwww Tio ajudou um monte grande ideia
adoooooooooooooooooooooooooooooorei
sou a Ketllyn da 5 B de curitiba bjs

Anônimo disse...

parabens tio vlwwwwwwwwwwwwww


ketllyn

Anônimo disse...

vlwwwwwwwwwwwwwwwwwww tio adoooooooooooooooooooooooooooooorei so vo entra aqui.

Anônimo disse...

ola nossa eu gostei muito seu blg me ajudoiu d+ nos meus trabalhos BJS E PARABENS

Anônimo disse...

poooorra, muuuito grande e ruim aaf --'

Anônimo disse...

muito bom seu Blog estou fazendo um trabalho sobre o basketball e seu blog me ajudou muito
valeu

Anônimo disse...

meu professor me chigou falou que estava erado que merda desse blog meu professor falou faz outro cusao

Anônimo disse...

Muito bom me ajudou a fazer meu trabalho de basquete eu tirei 10,00 nota boa né obrigado !!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

PASSE
•Passe de peito - Trazendo já bola junto ao peito, com o peso do corpo na perna coordenando movimento dos braços com os pulso, a bola à frente do corpo, lançá-la com as mãos na direção do movimento.



•Passe picado - É idêntico ao passe de peito, com a diferença de que a bola toque no chão antes de chegar às mãos do jogador que vai recebê-la. v Passe por cima da cabeça - Elevando a bola acima da cabeça com ambos os braços, lançá-la com um forte movimento dos pulsos, sem baixar os braços.



•Passe de gancho - A bola é segura pela mão que vai lançá-la bem junto ao punho, dedos espalhados na bola. Com um passo atrás ou para o lado, dar um solto com um giro no ar simultâneo ao lançamento da bola através de um movimento circundante do braço.



•Passe de ombro - A bola é segura com ambas as mãos, com os dedos apontados para cima. Os cotovelos devem ser flexionados, a bola se manterá junto ao corpo com o ombro alto e a execução do passe deverá ser feita pela extensão do braço, cotovelo e punho.

kps.noami disse...

Ola Paulo !
gostei do seu blog,gosteria se possivel me dar umas dicas para um trabalho acadêmico.Teremaos que dar uma aula pratica de basquetebol para alunos do ensino fundamental.Quais seriam os pricipais ensinamento para a primeira aula ?...obs so teremos 30 mim para demostrar alguns fundamentos,meu email é kps.noami@hotmai.com de ante mão muito abrigado por ter lido o meu comentário

Yasmin ♥ disse...

Vlw me ajudou mt com meu trabalho :D

♥_♥

Bjoos

Anônimo disse...

Amei, amei, amei!!! Obg Tio!!!

Anônimo disse...

Muito obrigado ,,quando creser quero ser critica de sites e ja sei de um site q irei fla r bem ou seja o seu parabens PAULO adorei seu trabalhoo me ajudou a tirar um 10 bjus obrigado e espere bons comentarios e boas critica!! :gente use isso no trabalho de vcs bjus ni fundoooooo

Anônimo disse...

oi tio paulo muito legal seu blog me ajudou muito pra fazer meu trabalho de educação fisica



marcus vinicius itumbiara-GO

Anônimo disse...

gostei muito me ajudou na minha prova de educaçao fisica, que e mais um trabalho de escola mais valeu

Anônimo disse...

gostei muito!
continue com o seu ótimo trabalho!

Anônimo disse...

ola meu nome é fernando, gostei muito do seu blog ele me ajudou a fazer um trabalho de aula.

Anônimo disse...

Mee Ajudou pra caramba , o outro que tiinha achado pareciia uma viajem pra EUA de tão grande qe era

Anônimo disse...

Comentário ruim do kralho vai se fuder paulo

Anônimo disse...

oi vc me ajudou com o meu trabalho de ed fisica legal seu blog

Anônimo disse...

wlw muito bom esse blog

Anônimo disse...

Ass: Nathalia

Anônimo disse...

ou muito bom sei blog gostei

Anônimo disse...

adorei esse blog,me ajudou muito acredita que eu tirei um dez tio paulo voce esta de parabéns beijoes

Anônimo disse...

odiei essa coisa tio paulo vc nao sabe nada entra na escola de novo pra vc aprender meu professor falou que nao tem nada explicado direito e ainda por sua causa valendo dez tirei cinco

Anônimo disse...

odiei essa coisa tio paulo vc nao sabe nada entra na escola de novo pra vc aprender meu professor falou que nao tem nada explicado direito e ainda por sua causa valendo dez tirei cinco

Anônimo disse...

odiei essa coisa tio paulo vc nao sabe nada entra na escola de novo pra vc aprender meu professor falou que nao tem nada explicado direito e ainda por sua causa valendo dez tirei cinco

Anônimo disse...

odiei essa coisa tio paulo vc nao sabe nada entra na escola de novo pra vc aprender meu professor falou que nao tem nada explicado direito e ainda por sua causa valendo dez tirei cinco

Anônimo disse...

odiei essa coisa tio paulo vc nao sabe nada entra na escola de novo pra vc aprender meu professor falou que nao tem nada explicado direito e ainda por sua causa valendo dez tirei cinco

Anônimo disse...

Valeu!!!!!
Também pesquisei em outras fontes e achei essa a mais adequada. Obrigado.

Anônimo disse...

Amei o blog está bem feito,não liga pra essa gente que não tem o que fazer e fica enxendo o saco de quem tem!

Beijos!

Anônimo disse...

o seu blog salvou a minha vida escolar eu estudei muito aqi sobre basquete e fui com DEZ muito obrigada,valeu um abracão...

Anônimo disse...

achei legal obrigada :D segue minha prima ae @VanessaLindaS2

Anônimo disse...

obg pela dica, muito bom este blog me ajudou muito




OBRIGADO!!!

Anônimo disse...

Jura que Paulo se escreve com letra minuscula??
Paulo é nome proprio pessoa inteligente

Anônimo disse...

Muito bom!!
Consegui fazer meu trabalho!!





Obrigado!

nicolas disse...

iae seu blog è zica me ajudou muito com meu trabalho da escola vou tirar 10 Obrigadao!!!!!!!!!!!!!!!! sempre quando eu tiver trabalho de educacao fisica eu vou pesquisar aqui!

Anônimo disse...

muitoo boom,me pega de 4

Anônimo disse...

mando muito bem

Anônimo disse...

Obrigada Blog Bacana

Anônimo disse...

oi...gostei muito do seu blog...está me ajudando muito no mu trabalho de educação fisica....muito obrigada

Anônimo disse...

mui fodaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Tyago Moraes disse...

Ai tio Paulo, Seu blog tá de Parabéns, eu tive um trabalho Justamente de Basquete, E achei muito bacana suas explicações sobre os fundamentos, Valeuzão seu blog ja me ajudou mais de duas ou tres vezes, Valeu!!
Queria que me adicionasse no seu MSN, caso qualquer Duvida pra você me explicar tai meu endereço: tyago.moraes@hotmail.com

Anônimo disse...

obrigada eu nunca vi um blog tao detalhado como o seu

Piloto disse...

oii tio paulo amei o blog e cop no dvr de ed.fisicaah

Anônimo disse...

q legal esse blog,mano

Anônimo disse...

adorei ta bem menor do q os outros valeuuu

Anônimo disse...

muito bom seu blog, me ajudou muito. Parabéns, você é um ótimo professor

Anônimo disse...

valeeeeeeeeeeeeeeeew ,me ajudou muito no trabalho sobre basquetebol! PARABÉNS

Vitoria Gostozaah e Valeria Popozudaah disse...

Eu estou fazendo um trabalho que eu VITORIA e minha amiiga VALERIA estamos fazendo.Vc teria sugestao de onde encontrar as REGRAS
????????????? O seu site ta de parabens

Anônimo disse...

Valeu pelas dicas,me ajudou a fazer um trabalho de Ed.Fisica.Continue com esse blog...

Anônimo disse...

Valeu pelas dicas,me ajudou a fazer um trabalho de Ed.Fisica.Continue com esse blog...

Anônimo disse...

tiozinho esse site de merda ñ sabe de nds vc

salomão disse...

OBS TIO VC ME AJUDOU MUITO !!!!!!!!!!!!!:D

Anônimo disse...

heey tiooo vc ajudoou mtoo na minha fila de edc.fisica ;] eternamente grata!!

jessika disse...

me ajudou mt no trabalho de ed fisica mt obrigado por existir bjs

samanta disse...

po valeu me ajudou no trabalho mt bjss

Deizy disse...

hummm essee blog e maneirisimo tio Paulo adorei me ajudou mt no trabalho da eskolla!!

JULIANA NESKE disse...

VALEU TIO PAULO MEU TRABALHO NÃO SERIA TÃO BEM EXPLICADO SEM VC !!!!!!!!!
BRIGADÃO!!!!!!!!!!!!!!!!

BEIJOS!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

bem ta bem legal mas eu queria com exemplos preciso disso pra manha

pula disse...

adorooooo jogar basquete com minhas amigas prisipalmente quado faço cesta de 3 pontos as meninas morrem de inveja tambem nao e p/ menos saio me achando ... e brincadeira bjos a todos que adoram faser esporte ;;;;

Anônimo disse...

valeu muito esse blog me ajudou bastante em trabalhos da escola....

mo mysteries disse...

Muito obrigado, ajudou no meu trabalho de ED.Fis.

Anônimo disse...

gst do blog. Me ajudou mto no meu trabalho da escola. qm fez este site esta de parabens....................

Giuliaa disse...

valeu voce ajudou muito no meu trabalho de ed fisica , valeu tio pauloo voce eeh demais

Anônimo disse...

gente se vcs não gostaram do assunto não botem esse ora logo pq realmente ta faltando muita coisa mais lembrem ainda tem a Wikipedia apesar de ser grande ela explica muito bem ...

Anônimo disse...

gente se vcs não gostaram do assunto não botem esse ora logo pq realmente ta faltando muita coisa mais lembrem ainda tem a Wikipedia apesar de ser grande ela explica muito bem ...

vitória karine disse...

Eu gostei do blog,ta me ajudando no meu trabalho escolar de BASQUETE,vou olhar sempre no TIO PAULO.E vou fazer mais comentários,Tá?tchau!!!
Abraços...

Anônimo disse...

não foi muito bem pudia ter melhorado mais na explicação mais me ajudou

Anônimo disse...

Vc Acha as coisas mais o site é ruim

Anônimo disse...

Eu fui muito bem mais o site de vc é muito ruim.

Kiik disse...

Vlw, vc me ajudou no trabalho sobre o Basquetebol, Obrigada.:)

Johnny disse...

Valeu Tio Paulo me ajudou bastante no meu dever de Casa

Johnny disse...

Obrigado tio paulo você me ajudou bastante com esse blog esse teve Futuro!

Anônimo disse...

É a primeira vez que entro no blog e vc tinha ezatamente o que eu estava pesquisando, agora vou entrar sempre.

Adorei o blog!

Anônimo disse...

Apesar que eu achei alguns erros de português eu adorei o blog.

Anônimo disse...

MT BOOOM SEU BLOG ME AJUDOU MT MSM...(:

Anônimo disse...

esse site é muito bom + tem uns erros ortograficos + é nota 10

Anônimo disse...

gostei muito, me ajudou bastante
valeu!!!!

Anônimo disse...

Muito bom me ajudou bastante!!

Anônimo disse...

me ajudou muito no trabalho

Anônimo disse...

parabens blog muito legal me ajudou muito :))))))

Anônimo disse...

3wr1 VQRB

Anônimo disse...

mto top essi sayti .So q o cara na foto e um gai viadul fdp da o seu boga pra mim

Anônimo disse...

imagina se a 6ºfeira 13 caisse no natal.ki azar

Anônimo disse...

valeu ;*
\
/ o

Anônimo disse...

valeu ;*
\
/ o

Anônimo disse...

valeu ;*
\
/ o

Anônimo disse...

o que significa aquele v no passe picado

Anônimo disse...

o que significa aquele v no passe picado

lais disse...

vlw me ajudou mt já acabei o trabalho e minha nota foi exelente...

bjssss....:>

Anônimo disse...

Brigadão Paulo,Tio
A do rebote tá complicada!
Ass:
Beni. 11 anos, Alef.

Anônimo disse...

Valeu mesmo me ajudou muito com o trabalho de amanha muito obrigado mesmo.��

Unknown disse...

Nao me ajudou muito mais deu pra fazer algumas coisas obrigado

Anônimo disse...

eu...gostei...muito...do...seu...blog...quando...eu...precisar...vou...vir...no...seu...blog...bjs...

Unknown disse...

Muito Obg Senhor Paulo